FRANCESINHA

A sanduíche Francesinha é um prato típico da cidade do Porto, baseado numa tosta francesa, supostamente recriado por um cozinheiro emigrante retornado de França.

 

 

Descrição:
A francesinha é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de vaca ou, em alternativa, lombo de porco assado e fatiado, coberta com queijo (posteriormente derretido). É normalmente guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Ovos estrelados (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.


História:
Uma das teorias sobre a origem da francesinha remonta aos tempos das invasões francesas: Os soldados franceses costumavam comer umas sandes com pão de forma e onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. Mas faltava uma coisa importantíssima que os portuenses imediatamente passaram a colocar nas ditas sandes – o molho.


No entanto, atualmente parece haver alguma unanimidade em dar os créditos da sua criação a Daniel David Silva, então empregado do Restaurante A Regaleira na década de 1950. Tendo trabalhado em França, Daniel Silva criou a francesinha com base na tosta francesa, ou croque-monsieur, e daí o nome.


 

O pão é cozido em forno de lenha, de forma tradicional. Para obter uma construção perfeita, as fatias são cuidadosamente selecionadas e aparadas.
Uma fatia fina de mortadela serve de base à receita e acrescenta-lhe sabor. Este ingrediente é ténue mas dá presença à marca.
A salsicha fresca é comprada no próprio dia da confeção e apenas grelhada na hora do pedido. Nenhum ingrediente é pré-confecionado.
A linguiça fresca é utilizada para dar um sabor intenso à receita e um toque rústico e fumado. É grelhada e o processo é idêntico à salsicha.
O bife de novilho é proveniente de uma peça de carne inteira que chegam frescas no próprio dia e são inspecionadas. Os bifes são grelhados na chapa.
  O fiambre deve ser cortado numa medida específica para obter um sabor e textura de "bife" de fiambre.
  O queijo é cortado com uma espessura nem grossa nem fina e colocado sobre o fiambre em temperatura ambiente para ir derretendo ao longo do processo.
  O pão é cuidadosamente tostado e nunca torrado, apenas para se sentir o crocante da francesinha.
  O ovo estrelado é colocado por cima do pão crocante. É confecionado na chapa, sem uso de óleo.
  O queijo da cobertura cobre o ovo estrelado. São cortadas quatro fatias finas em semi-círculos.
  Os ingredientes do molho são um segredo de família. O lume, tachos, temperos, tempo de fervura... tudo varia e faz diferença.
  É segredo...

 

Contacto
Café Restaurante Santiago
(Cedofeita, Ildefonso, Sé, Miragaia, Nicolau, Vitória)
Porto - FRANCESINHA NO PORTO


A melhor francesinha no Porto. Petiscos e Bebidas.

Rua Passos Manuel 226
4000-382 PORTO
( Cedofeita, Ildefonso, Sé, Miragaia, Nicolau, Vitória )
220 417 880
Mapa do site